O segundo semestre do ano é sempre recheado de oportunidades para vender mais no seu negócio. Logo após a temporada de Black Friday e grandes descontos, temos também uma das mais importantes datas para venda no varejo brasileiro, que é o fim de ano e todas as festas e comemorações que envolvem essa época.
Como tradição, as vendas nesse período representam um quinto das vendas totais anuais. Principalmente porque é um momento de reflexões, de reunir, presentear a família e realizar confraternizações nas empresas. Então esse é um momento bem sentimental para as pessoas que também envolvem compras e presentes.
De acordo com uma pesquisa da Fecomércio de Minas Gerais, os comerciantes tem o maior impacto de vendas no período do natal (quando considerado o 2° semestre do ano), seguido de Dia dos pais, Dia das crianças e a Black Friday. Então empreendedores, esse é o momento de se planejar e preparar boas condições para o seu público comprar mais de vocês!
A Meta realizou uma pesquisa intermediada pela Offerwise que mostrou a expectativa de compras, pela perspectiva do consumidor para esse fim de ano de 2023. 64% dos consumidores entrevistados disseram que realizam e irão realizar as pesquisas de produtos para o fim de ano de forma online e também irão realizar a compra de forma online. 37% Vão fazer as buscas online e realizar a compra no ponto físico e 35% iram buscar na loja física e realizar a compra de forma online. Portanto, temos uma parcela representativa de consumidores que irão fechar a compra no digital.
Além disso, as principais categorias e produtos escolhidos pelos entrevistados incluem os dados da imagem a seguir:
É sempre importante ressaltar que mesmo que você tenha empresa que não está dentro dessas categorias, é possível adaptar estratégias de vendas e marketing para atrair o seu cliente nesse momento. Lembrem-se, não são só descontos que fazem vender mais nesse período, a experiência do cliente e adaptação às suas necessidades contam muito!
Outro fator essencial para vender mais no período de fim de ano é entender as motivações e fatores que influenciam nas compras. De acordo com a pesquisa realizada por Gartner, em junho de 2023, os consumidores apontaram que o FRETE GRÁTIS é um fator determinante para o processo de decisão de compra do produto e da escolha da marca.
Ainda de acordo com essa pesquisa, o frete grátis nessa época do ano já não é considerado um grande bônus para o consumidor, ele já é uma expectativa em relação às marcas. Então, os consumidores já esperam essa conduta das lojas online para o fim de ano.
Além disso, 45% dos entrevistados ressaltam que custos adicionais e exorbitantes de entrega das lojas são fator decisivo para eliminar a marca do seu processo de compra.
Nesse caso, a Conectenvios consegue te ajudar! Ainda para o fim de ano preparamos condições incríveis de tarifa de frete (com redução de até 20% de custos) para você vender mais e garantir o frete grátis para seu consumidor!
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Esse cupom só será válido até dia 31/12/2023 então aproveite.
Outro ponto importante é: Não deixe para se organizar em cima da hora. Os consumidores já estão pesquisando sobre as comemorações de fim de ano, assim como mostra o aumento de volume de pesquisas no Google de termos como:
Fonte: Google Trends 2023
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Para finalizar, lembramos que esse momento de fim de ano é excelente para se conectar com o seu público e consumidores, então ofereça além de descontos, ofertas que combinem valor, efetividade e facilidade para seu cliente. Compreenda suas dores e necessidades e elabore sua estratégia para atendê-las.
Aqui vão algumas dicas gerais da Conectenvios para te ajudar:
Fim de ano é um momento de fazer com que seu cliente se sinta especial para sua empresa, então adapte promoções, cupons e brindes de forma personalizada. Lembre-se sempre de clientes fiéis e aproveite para encantar ainda mais nessa época.
Sempre avalie opções que unem o melhor para o seu cliente e que também seja vantajoso para sua empresa. Pense em estratégias sustentáveis para a empresa e para a experiência do consumidor.
Como é um período de grandes comemorações, o bolso do consumidor pode pesar… então flexibilize as formas de pagamento para que ele consiga realizar as compras de forma tranquila. E LEMBRE-SE:
Frete grátis é uma excelente carta na manga para atrair o seu cliente, então aproveite o cupom de Natal da Conectenvios com tarifa mínima de envio e proporcione isso para o seu consumidor.
Pense que seu site irá receber um volume maior de acessos, então garanta uma boa experiência de navegação e compra! Organize sua estrutura de ecommerce para deixar suas páginas ainda mais atrativas e eficientes. DICA: Trabalhe a magia e mix de emoções que o Natal e fim de ano desperta nas pessoas.
Não adianta a melhor condição de fim de ano e os melhores preços/experiências, se isso não for comunicado de forma clara e estratégica para o seu cliente.
Esse é o momento de realizar um bom marketing para facilitar o momento de compra no seu site! E claro: Comunique também as vantagens de frete que irá disponibilizar para seu consumidor, depois de garantir seu cupom de tarifa mínima com a Conectenvios AQUI!